Domingo, 05 de Dezembro de 2021
23°

Poucas nuvens

Araci - BA

Cidades EMBASA

Embasa coleta mais amostras de água em localidades rurais de Araci

Empresa está analisando parâmetros de potabilidade em amostras da água tratada distribuída e em amostras da água de açudes utilizados pela população.

17/09/2020 às 17h20
Por: Bom Dia Cidade Notícias Fonte: ASCOM EMBASA
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Desde que a suspeita de que a água distribuída na comunidade de Lagoa do Boi, no município de Araci, foi levantada pela Vigilância Sanitária, devido a episódios de mal-estar na população local seguidos de hospitalização e um óbito, a Embasa iniciou uma série de medidas visando a segurança da saúde da população local. No dia 11/09, a empresa interrompeu o abastecimento nas localidades rurais de Lagoa do Boi, Lagoa dos Cavalos e Jurema e iniciou uma investigação por meio da coleta de amostras no reservatório e na rede distribuidora local e de análise em laboratório para verificar se a água está dentro dos padrões de potabilidade determinados pelo Ministério da Saúde e se existem indícios de substâncias contaminantes na água.

Os resultados obtidos até agora indicam que a água distribuída na localidade tem cloro residual dentro de padrão recomendado pelo Ministério da Saúde e não tem presença de microrganismos nocivos à saúde ou que coloquem em risco a saúde da população. Ontem (16), técnicos da empresa coletaram amostras no reservatório do sistema de abastecimento para analisar mais parâmetros de potabilidade e chegar a evidências conclusivas sobre a qualidade da água distribuída nessas localidades.

O trabalho de investigação realizado pela Embasa também inclui a coleta de amostras nos açudes que existem nas três localidades e que são utilizados como fontes alternativas de abastecimento pela população, pois carros pipas captam água neles e alguns moradores também enchem vasilhas.

De acordo com o superintendente de Operação da Região Norte da Embasa, Raimundo Neto, o abastecimento vai continuar interrompido nas três localidades até que todas as evidências quanto à qualidade da água distribuída nessas localidades sejam apresentadas à Vigilância Sanitária.  

Aquífero Tucano

O manancial que abastece as localidades rurais de Lagoa do Boi, Lagoa dos Cavalos e Jurema é o aquífero Tucano cuja água subterrânea é de excelente qualidade, necessitando somente de desinfecção para ser distribuída. Esse manancial abastece, além dessas três localidades, aproximadamente mais 50 localidades nos municípios de Araci, Tucano e Santa Luz, sendo que nelas não foram registrados casos de mal-estar na população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Araci - BA Atualizado às 05h40 - Fonte: ClimaTempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 34°

Seg 35°C 24°C
Ter 35°C 23°C
Qua 34°C 23°C
Qui 35°C 24°C
Sex 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias