TELMA_POP_UP
ECOBahia
conexus
milenium
Marcelo
Telma
ESCRITUS
Padroeira de Araci

Nossa Senhora da Conceição: você sabe como começou a história da paróquia de Araci?

Conheça aqui um pouco de como tudo começou, até os dias atuais dessa cidade que acolhe a todos como uma mãe cuida de seus filhos

07/12/2020 19h21
Por: Redação
Foto: arquivo/bdc
Foto: arquivo/bdc

A fé e devoção à Padroeira de Araci é algo que não se discute, para aqueles que são católicos. E graças a ela, muita coisa mudou neste município. Conheça um pouco de como tudo começou, como surgiu essa devoção, e algumas curiosidades sobre a chegada da imagem ao município.

“O ano era 1812, e quando chegou nessas terras, o Capitão José Ferreira de Carvalho criou a Fazenda Raso, e por ser devoto de Nossa Senhora da Conceição (por causa da mãe dele, que se chamava Maria da Conceição), a sua fé era cada vez mais crescente.

Com o decreto do dogma da Imaculada Conceição, publicado em 1854 pelo Papa Pio IX, aproveitando o tempo que já residia nesse local, o capitão então mandou construir a capela que teve a Nossa Senhora da Conceição como padroeira. Vinda de navio diretamente de Portugal, aportou em Salvador, e pela ferrovia, chegou a Alagoinhas, até ser trazida para cá num carro-de-boi, a imagem é a mesma que está acolhida na Igreja Matriz, o centro da cidade. A imagem, produzida em madeira de cedro, chegou até a capela no dia 08 de dezembro de 1859.

Em 2020, completa 161 anos de sua chegada, motivou as viagens e peregrinações dos fiéis vindos da zona rural para as missas, celebradas mensalmente pelo padre vindo da cidade de Tucano. Com isso, começaram a surgir as primeiras construções de residências no entorno de onde hoje está localizada a Praça da Conceição, que serviam de local para acolher as pessoas durante os períodos de festas, ou das missas.

Com o passar do tempo, começou-se a desenhar o município, com a chegada de pequenos comércios de alimentos e produtos vindos da zona rural e também de cidades da região”, contou Migdônio Carvalho, que conhece a história e que é contada em todos os cantos do município.

E assim Araci cresceu, e é essa cidade que acolhe a todos que chegam por aqui. E algo que não diminui com o passar dos anos: a religião católica ainda é muito forte e tem muita influência sobre a fé dos cidadãos, e convive bem com todas as outras religiões.

Araci - BA
Atualizado às 17h37
32°
Pancada de chuva Máxima: 35° - Mínima: 22°
34°

Sensação

27.1 km/h

Vento

51.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
conexxus_300x600_lateral
anuncie aqui
Municípios
Ver Planos
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio