Sábado, 25 de Setembro de 2021
23°

Poucas nuvens

Araci - BA

Cultura Bahia

Espetáculo “Abian” faz estreia de coletânea audiovisual no “TCA de Braços Abertos”

Sob a direção de Mayara Ferrão, o web-espetáculo imersivo, filmado em 360º, tem texto e performance de Diego Alcântara, com direção musical de Filipe Mimoso.

16/06/2021 às 21h10
Por: Bom Dia Cidade Notícias Fonte: Secom Bahia - (Luana Marinho)
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O projeto “TCA de Braços Abertos”, que ocupa as redes digitais do Teatro Castro Alves, será palco para a primeira exibição da coletânea audiovisual “Deux Ex Machina”, uma remontagem inédita do projeto transdisciplinar “Abian” (Ngàbyí = abençoado e Yìán = o escolhido). A obra estreia nesta sexta-feira (18), às 19h, noYouTube do TCA.

Sob a direção de Mayara Ferrão, o web-espetáculo imersivo, filmado em 360º, tem texto e performance de Diego Alcântara, com direção musical de Filipe Mimoso. “Abian” busca desmistificar os traumas dos corpos negros entre os discursos de mitos pessoais e das narrativas cotidianas desprogramadas. O vídeo poderá ser assistido até domingo (20).

O solo se propõe a discutir o elo entre o sagrado, o profano e a ancestralidade através de uma epopeia descolonial. É um intercâmbio de possibilidades de narrativas estéticas traduzidas na diáspora sobre a história da tecnologia x ancestralidade. A coletânea audiovisual “Deux Ex Machina” desenterra sistemas afrofuturistas de linguagem, seja pela oralidade, escrita ou imagem; semiótica entre a realidade e a ficção, virtualidade, pintura, videoperformance, música e redes sociais.

A concepção do espaço cenográfico funciona como uma espécie de galeria, tendo instalações como base e performances acontecendo por todos os espaços. Uma interatividade que busca recriar a experiência de “estar presente”. É possível controlar o campo de visão livremente pelo espaço, numa experiência que passeia por todos os detalhes do ambiente. A ideia é proporcionar uma liberdade de interação online não-convencional entre a obra, o espaço e o público.

Com realização da Gana, a direção geral e direção de arte são de Mayara Ferrão; performance e texto de Diego Alcântara; a direção musical, montagem e edição são de Filipe Mimoso; coordenação de produção de Ismael Fagundes, com produção executiva de Júlia Salgado; figurino de Teresa Abreu; fotografia de Alan dos Anjos; e coreografia de Sebastião Inocêncio.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Fundação Cultural (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Próximas edições

No dia 23 de junho, quarta-feira, o “Especial Nordestes” do “TCA de Braços Abertos” traz o show “O Velho Homem Rio”, do cantor e compositor Celo Costa. Já no 28 de junho, como homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQ+, o YouTube do TCA recebe o espetáculo episódico “PARA-ÍSO”, com direção e dramaturgia de Luiz Antônio Sena Jr. Na quarta, 30 de junho, é a vez do espetáculo de música e poesia “Do Cordel Remoçado ao Cibercordel”, de Omar Tolstói.

Lançado em 2020, o “TCA de Braços Abertos” é uma janela oferecida pelo Teatro Castro Alves para exibição de iniciativas culturais em seu canal de YouTube, assim como ocorria na ocupação dos palcos do Complexo antes da pandemia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Araci - BA Atualizado às 08h46 - Fonte: ClimaTempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

Dom 31°C 20°C
Seg 32°C 20°C
Ter 32°C 21°C
Qua 33°C 19°C
Qui 32°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias