TELMA_POP_UP
Telma
ESCRITUS
conexus
ECOBahia
Marcelo
milenium
Covid-19

Covid-19: veja algumas orientações sobre o descarte correto do lixo domiciliar durante a pandemia

Os profissionais que estão trabalhando na linha de frente contra a pandemia causada pelo coronavírus precisam da ajuda e da conscientização de todos.

08/01/2021 15h54Atualizado há 1 semana
Por: Redação
Fonte: Redação
Foto: Arquivo/BDCNotícias
Foto: Arquivo/BDCNotícias

Sabemos que os profissionais de limpeza pública, que são considerados também da linha de frente, precisam da ajuda de toda a população para que o lixo que for produzido durante a pandemia, não se torne um agente infectante se não for descartado da forma mais adequada, principalmente quando proveniente das residências com pessoas com suspeita de contaminação.

Com o número de casos de Covid-19 em Araci ainda preocupando a todos, e com as pessoas que foram notificadas como positivo estarem em isolamento domiciliar, todo o cuidado com a separação e higienização do lixo é necessário.

Uma sugestão é que o descarte do lixo contaminado (máscaras, papel toalha, lenços de papel, etc), seja realizado em saco separado do lixo dos demais moradores da residência. A recomendação é que o saco do lixo seja borrifado com água sanitária/desinfetante, para inativar o vírus.

É importante também não encher demais a sacola (não ultrapassar 2/3 do limite), para evitar que a embalagem rasgue quando for fechar, e lavar as mãos com água e sabão após o descarte. Para quem tiver essa possibilidade, feche o saco do lixo com lacre.

Uma atenção mais especial ainda, deve ser dada ao descarte de material perfurocortante: seringas com agulhas ou outro similar. Ele deve ser descartado em material rígido, de preferência embalagem indicada para tal. É preciso separar uma lixeira de uso exclusivo da pessoa infectada ou suspeita no cômodo reservado para ela. Uma pessoa não infectada deve retirar o saco do cesto pelo lado de fora e fechá-lo de forma que não vaze nem ar nem líquidos.

A higienização dos locais de contato como alças e tampas de lixeiras é imprescindível. Não importa qual: todo lixo gerado por pessoa com covid-19 ou com suspeita de estar contaminado precisa ser descartado com todo o cuidado para evitar a propagação da doença.

Veja mais orientações:

- Utilizar máscaras e luvas quando se aproximar do doente;

- Utilizar uma lixeira com tampa hermética e exclusiva para o acondicionamento de todo resíduo utilizado pela pessoa contaminada, bem como pelas pessoas que estiverem em contato direto com ela;

- Sempre que abrir a lixeira, usar um spray com 50 mililitros de água sanitária diluída (cinco colheres de sopa) em um litro de água para borrifar o conteúdo do saco;

- Ao fechar o saco, borrifar mais uma vez no interior com a solução, lacrá-lo muito bem e borrifar todo o seu exterior com a solução, principalmente na boca do saco plástico;

- Utilizar dois sacos de lixo, depois lacrar e borrifar o exterior do segundo saco;

Colar um aviso no saco dizendo que é LIXO CONTAMINANTE E QUE FOI DESINFECTADO COM ÁGUA SANITÁRIA;

- Deixar o saco em local ventilado e o mais distante possível da área de circulação, até a hora da entrega para coleta.

 

Araci - BA
Atualizado às 21h27
28°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 22°
29°

Sensação

26.8 km/h

Vento

56.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
conexxus_300x600_lateral
anuncie aqui
Municípios
Ver Planos
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio