Alguns municípios da Bahia já apresentam ocupação total dos leitos de UTI adulto, destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 em suas redes hospitalares. De acordo com a Sesab, neste final de semana, as cidades de Jequié, Eunápolis e Seabra informaram que a taxa de 100% foi atingida.
De acordo com o Blog do Marcos Frahm, de Jequié, os dados foram repassados pelo Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) e pelo Hospital São Vicente. Do total de leitos destinados ao tratamento da doença, 12 leitos estão ocupados por residentes de Jequié e outros 17 por pessoas de outros municípios.
No município de Jequié, em 24h, mais 44 pessoas acresceram a conta da prefeitura local, que já registrou 8.394 casos do novo coronavírus. No Hospital Regional da Chapada, em Seabra, os cinco leitos de UTI reservados para o tratamento da Covid-19 estão ocupados. Por outro lado, nenhum dos pacientes está fazendo uso de ventilação mecânica.
No Hospital de Tratamento da Covid-19, em Eunápolis, são 20 leitos reservados para o tratamento de pacientes com Covid-19. Todos estão ocupados, sendo que seis adultos fazem uso de ventilação mecânica, indicando uma maior gravidade do estado de saúde. O extremo-sul baiano tem vagas de UTI no Neurocor, em Porto Seguro, e no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.
Os hospitais Santa Clara, em Salvador e Calixto Midlej Filho, em Itabuna, também possuem 100% de suas UTIs reservadas para o tratamento de adultos com Covid-19 ocupadas.
A taxa de ocupação das UTIs no estado teve uma queda considerável neste sábado (9), saindo de 74% para 70% nas últimas 24 horas. A região sul da Bahia, com leitos distribuídos por Ilhéus, Itabuna, Jequié e Valença, possui a situação mais preocupante, com 87% de ocupação.
O sudoeste do estado, com 70 leitos concentrados em Vitória da Conquista, registra 86% de ocupação, seguido da região sul, com 80%, e o norte, com 73%. As demais regiões da Bahia possuem taxas abaixo da média estadual.
Sensação
Vento
Umidade