Domingo, 05 de Dezembro de 2021
24°

Poucas nuvens

Araci - BA

Cultura Bahia

Bibliotecas Públicas do Estado somam cerca de 900 mil exemplares em seu acervo

Dando continuidade às ações comemorativas da Semana Nacional do Livro e Leitura, instituída pelo Decreto n° 84.631, a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) apresenta um conjunto de dados e informações que compõem a Diretoria de Biblioteca Pública (DIBIP).

26/10/2021 às 10h36
Por: Bom Dia Cidade Notícias Fonte: Secom Bahia - (Milena Leal)
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Dando continuidade às ações comemorativas da Semana Nacional do Livro e Leitura, instituída pelo Decreto n° 84.631, a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) apresenta um conjunto de dados e informações que compõem a Diretoria de Biblioteca Pública (DIBIP). Composta por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador (uma delas a Biblioteca de Extensão), uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual, a DIBIP registra aproximadamente 900 mil exemplares em seu acervo.

Acessibilidade –Destaque para a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), que, além do seu tradicional acervo com mais de 600 mil exemplares, a unidade contabiliza aproximadamente seis mil livros no setor Braille. Criado a partir do decreto 22.103 de 4 novembro de 1970, o setor realiza atividades no apoio ao ensino da escrita Braille, à leitura e pesquisa para pessoas cegas ou com baixa visão.

Segundo Marcos Viana, diretor da BCEB, “é um setor que busca facilitar a inserção social, cultural e econômica deste público, favorecendo a cidadania plena”. O setor dispõe de tecnologias assistivas como a impressora Braille, Lupa eletrônica, conversor de texto para escrita Braille, audiolivros e livros em Braille e tinta Braille, regletes, jogos adaptados, cabines acústicas para estudos e gravações, além dos óculos Orcam My Eyes.

Acervo virtual –A Biblioteca Virtual Consuelo Pondé (BVCP), através das revistas, exposições e dossiês, com curadoria e textos de pesquisadores, disponibiliza ao público a produção historiográfica especializada sobre a Bahia. Composta por publicações digitais, as obras se encontram em domínio público, preservando e promovendo o acesso universal a fontes historiográficas de forma multimídia, hipertextual e interativa.

Todas as unidades dispõem e utilizam o sistema Pergamum como ferramenta de gestão de informação para manutenção dos acervos. O sistema também permite que o leitor acesse o catálogo de forma on-line consultando publicamente todo o acervo inserido como; livros, monografias, dissertações, teses, periódicos, obras raras, material audiovisual e Braile.

Para Vanessa Santos, responsável pela Gerência Técnica (GETEC) da DIBIP, através deste sistema é possível inserir documentos online de livre acesso. “Essa ferramenta foi de extrema importância para nossos leitores que no momento da pandemia não puderam acessar as unidades de bibliotecas”, pontua.

De acordo com dados da GETEC, atualmente o sistema tem aproximadamente 30 mil leitores inscritos que podem utilizar os serviços das bibliotecas como: empréstimo, reserva e renovação de forma virtual.

Assistência e doações –A DIBIP além de prestar assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura – em todos os territórios de identidade do Estado -, oferta cursos de capacitação para os funcionários e promove doações de obras, a fim de garantir o crescimento e/ou criação de acervo das unidades e instituições parceiras da capital e do interior. Atualmente a FPC possui 80 convênios vigentes para assistência técnica com Bibliotecas Municipais.

Durante o ano de 2021, seguindo o protocolo de recomendações técnicas, foi possível através da GETEC, realizar a distribuição de aproximadamente 2 mil exemplares – divididos entre livros, periódicos e materiais audiovisuais – para os municípios de Almadina, no Litoral Sul, Laje, no Vale do Jiquiriçá, Olindina, no Litoral Norte e Agreste Baiano, e Igaporã, na região do Velho Chico.

Fonte: Ascom/Fundação Pedro Calmon

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Araci - BA Atualizado às 04h19 - Fonte: ClimaTempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 34°

Seg 35°C 24°C
Ter 35°C 23°C
Qua 34°C 23°C
Qui 35°C 24°C
Sex 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias