milenium
ECOBahia
conexus
ESCRITUS
Marcelo
Telma
ARTE MOVEIS
Bahia

Neojiba lança projeto com cursos online gratuitos para diversos instrumentos, canto e linguagem musical

O objetivo é estimular a prática musical, dentro das restrições que o cenário de pandemia exige, expandir a rede de integrantes indiretos e contribuir para a formação de instrutores, monitores.

08/04/2021 19h00
Por: Bom Dia Cidade Notícias
Fonte: Secom Bahia - (Pamela Simplício)
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quem sempre quis aprender um instrumento e nunca conseguiu, agora tem uma nova oportunidade com o projeto Neojibá Sem Fronteiras, que vai oferecer cursos online gratuitos para diversos instrumentos, sem limite de vagas. A iniciativa, que foi lançada pelo governador Rui Costa em cerimônia virtual, na noite desta quinta-feira (8), é uma ação complementar ao curso presencial ou semipresencial do projeto social. O objetivo é estimular a prática musical, dentro das restrições que o cenário de pandemia exige, expandir a rede de integrantes indiretos e contribuir para a formação de instrutores, monitores.

“Nesse momento difícil que a humanidade atravessa, a música, o canto e as artes podem nos dar esperança de que logo essa pandemia irá passar e que sairemos dela com uma humanidade mais fraterna e solidária. Já que o momento exige que fiquemos mais afastados, estamos intensificando a oferta de cursos online na Bahia. Já temos projetos com cinco mil vagas de cursos de formação profissional, cursos profissionalizantes com 200 mil vagas e agora essa plataforma de cursos com a Neojiba. O acesso à arte, cultura e esporte faz parte do nosso conceito de educação, e, somado à aquisição dos conhecimentos tradicionais, é fundamental para uma formação mais completa de nossos jovens”, afirmou o governador.

Qualquer pessoa poderá se inscrever para os cursos, sem seleção prévia. Inicialmente, serão lançados os dois primeiros módulos, de um total de cinco, que levarão o estudante do nível inicial até o repertório solista. “É um portal totalmente gratuito onde você pode desenvolver teoricamente suas habilidades com instrumentos musicais e com canto. Você escolhe seu instrumento, quando deseja iniciar e indica qual será o seu ritmo de estudo e aprendizado”, explica o maestro e diretor geral do Neojiba, Ricardo Castro.

O projeto terá cursos de linguagem musical, canto coral, contrabaixo, violoncelo, violino, viola, clarineta, fagote, flauta, oboé, tuba, trombone, trompa, trompete, violão e percussão.  As videoaulas são gravadas pelos coordenadores pedagógicos e instrutores do Neojiba especialmente para a plataforma. O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, explica que o programa possibilita o fortalecimento dos núcleos do Neojiba. “Isso fortalece as parcerias com outras instituições e representa uma inovação nessa prática de inclusão social através da música fazendo com que a cultura possa fazer parte da vida de mais baianos”.

Ao todo, serão oferecidos 28 cursos de 14 instrumentos das diversas famílias, além de Linguagem Musical. A plataforma vai oferecer mais de 10.000 atividades práticas com feedback e certificado, além de um curso de Linguagem Musical baseado em diversos vestibulares do Brasil.

Sobre o Neojiba

Criado em 2007, o Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos, o Neojiba atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos.

Repórter: Tácio Santos