Domingo, 24 de Outubro de 2021
27°

Poucas nuvens

Araci - BA

Política VOCÊ SABIA?

V. Excelência ou V. Senhoria, Qual é o pronome de tratamento a ser utilizado para vereadores?

Numa Câmara de Vereadores só se usa Vossa Excelência para o seu presidente,

02/10/2019 às 13h57
Por: Bom Dia Cidade Notícias Fonte: Lingua Brasil
Compartilhe:
Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

O uso do pronome de tratamento Vossa Senhoria (abreviado V. Sa.) para vereadores está correto, sim. Numa Câmara de Vereadores só se usa Vossa Excelência para o seu presidente, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (1991). Particularmente, vemos um pouco de exagero nisso – bastaria Vossa Senhoria para todos, mas entendemos que o Manual teve de generalizar, sugerindo então o emprego de Vossa Excelência também aos presidentes das Câmaras Municipais, já que este é o tratamento fixado para presidentes de casas legislativas como Assembleias, Senado e Câmara Federal.

Aproveitando o tema, disponibilizamos a listagem das autoridades a quem se sugere tratar, nas comunicações oficiais, por Vossa Excelência (ou, de forma abreviada, V. Exa.): 
 
No Poder Executivo
- Presidente da República, Vice-Presidente, Secretário Geral, Chefe do Gabinete Militar, Chefe da Casa Civil, Procurador Geral, Consultor Geral e demais cargos ligados à presidência da República
- Ministros de Estado e Secretários Executivos dos Ministérios 
- Governador, Vice-Governador e Secretários de Estado
- Embaixadores
- Prefeito Municipal
 
No Poder Legislativo
Presidente, Vice-Presidente e membros do Senado Federal 
Idem Câmara dos Deputados 
Idem Assembleias Legislativas estaduais
Idem Tribunal de Contas da União e estaduais
Presidentes das Câmaras Municipais
 
No Poder Judiciário 
Presidente e membros de todos os Tribunais, vale dizer: ministros, desembargadores e juízes  

Nas Forças Armadas
Chefes de Estado-Maior das três Armas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e oficiais generais 
 
Outros
Reitores de universidades
 
Ao endereçar correspondência a esses senhores (ou senhoras, bem entendido), escreva na primeira linha: (Ao) Excelentíssimo Senhor ou (Ao) Exmo. Sr. / (À) Exma. Sra. (os parênteses dão a entender que é optativo o uso da preposição). 
 
Em tempo: a fórmula por extenso é uma exigência somente para Presidente da República e Governador de Estado, mas pode ser estendida para as demais autoridades, pois com o advento do computador ficou mais fácil usá-la (já imaginaram quanto se gastava para datilografar Vossa Excelência cada vez que esse tratamento aparecia no texto?). No entanto, o redator precisa ser coerente usando ou todas as formas abreviadas ou todas por extenso – inclusive “doutor” – desde o endereçamento.
 
Emprega-se Vossa Senhoria para se dirigir a quem não está incluído nas listas acima, ou seja: vereadores, advogados, diretores de escolas, gerentes, chefes e dirigentes de empresas, padres, pastores e oficiais até coronel. Neste caso, comece o endereçamento com Ao Senhor / À Senhora, e não com “Ilmo. Sr. / Ilma. Sra. / Ilustríssimo Senhor” (ver, a propósito, Não Tropece na Língua 83).
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores da Política
Bastidores da Política
Sobre Tudo sobre política.
Araci - BA Atualizado às 18h32 - Fonte: ClimaTempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 35°

Seg 34°C 20°C
Ter 33°C 20°C
Qua 32°C 20°C
Qui 28°C 20°C
Sex 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias