milenium
conexus
Telma
BDC - Rádio
Momento Saude
ESCRITUS
ALFA MOVEIS
Brasil

Reforma tributária: relator propõe unificar cinco impostos

De acordo com a proposta, um imposto sobre serviços assumiria o lugar de outros da União e de estados: PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS

04/05/2021 17h20
Por: Bom Dia Cidade Notícias
Fonte: R7
Deputado também propôs fatiar a reforma, excluindo a extinção de outros impostos - (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados - 17.12.2019)
Deputado também propôs fatiar a reforma, excluindo a extinção de outros impostos - (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados - 17.12.2019)

O relator da reforma tributária, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), apresentou nesta terça-feira (4) o relatório da Comissão Mista da Reforma, propondo fatiar a reforma, com a extinção de cinco impostos: PIS, da Cofins, do IPI, do ICMS e do ISS. Estes seriam substituídos por um único, chamado de IBS (Imposto Básico sobre Serviços). 

O relatório vai de encontro à visão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e lideranças do governo Bolsonaro, que também defendiam fatiar o texto para que pontos mais sensíveis da reforma sejam aprovados aos poucos. Em primeiro lugar, os parlamentares devem focar na unificação do PIS e Cofins.

A reforma tributária parte de duas PECs (Proposta de Emenda à Constituição): a PEC 45/2019 e a PEC 110/2019, que tem em comum a extinção de tributos que incidem sobre bens e serviços. No lugar destes, entraria um único imposto sobre o valor agregado. 

A PEC 45/2019 extingue cinco tributos: três de competência da União (IPI, PIS e Cofins) e dois de estados e municípios (ICMS e ISS), que foram citados pelo substitutivo proposto no relatório de Aguinaldo Ribeiro. Além desses, a PEC 110/2019 acabaria com mais outros quatro impostos federais (IOF, salário-educação, Cide-combustíveis e Pasep). 

O presidente Arthur Lira (PP-AL) prometeu engajamento institucional da Casa para fazer a proposta avançar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Araci - BA
Atualizado às 05h17
20°
Pancada de chuva Máxima: 29° - Mínima: 20°
20°

Sensação

13.1 km/h

Vento

95.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
conexxus_300x600_lateral
anuncie aqui
Blogs e colunas
Ver Planos
Últimas notícias
Mais lidas
Anúncio