TELMA_POP_UP
ECOBahia
Marcelo
milenium
ESCRITUS
Telma
conexus
Folia de Reis

Folia de Reis mantém a tradição em Araci no início do ano

A festa, promovida pela Secretaria de Educação e Cultura de Araci, acontece todo mês de janeiro, em homenagem aos reis magos

05/01/2020 23h35Atualizado há 4 dias
Por: Redação
Fonte: Secom/PMA

 

Diversas famílias foram prestigiar as apresentações da Banda de Pífanos do povoado da Barreira, o reisado Boi Vermelho e o reisado Nossa Senhora da Conceição, que aconteceu na Praça da Conceição neste domingo (05).

A festa, promovida pela Secretaria de Educação e Cultura de Araci, acontece todo mês de janeiro, em homenagem aos reis magos que levaram os presentes para Jesus após o nascimento. Os festejos começam dia 24, no dia do natal.

Além das apresentações culturais, a população entrou no samba com a cantora feirense Maryzelia, que cantou sambas de roda antigos e outros sucessos atuais, como um resgate do ritmo na cultura. “O samba é uma ancestralidade, e a gente precisa passar isso adiante, e o reisado faz isso, conta essa nossa ancestralidade, e estar nessa programação, fortalecendo esse movimento, é só gratidão”, disse a cantora.

A estudante Letícia Mota aproveitou para relembrar sua história. Nascida em Araci, ela diz que todos os anos participava da festa, curtindo a folia atrás do boi que dançava e assustava as crianças, e vê nisso, a manutenção da tradição na cidade: “Vejo que isso é uma parte de Araci, e gostaria que mais famílias participassem, trazendo as crianças para brincar nessa festa, que eu participava desde meus cinco anos, e mesmo não correndo mais hoje em dia, ainda adoro estar presente à Festa de Reis”.

“É importante passar a cultura, levando para as novas gerações o significado dessa festa, da história dessa festa, e assim, a história da própria cidade”, disse o professor João Henrique, que entende que a tradição deve ser mantida até mesmo para continuar contando as histórias para as crianças e jovens que ainda não conheciam.

Participante da banda de pífanos do povoado da Barreira, Givanete Santana se sente orgulhosa de estar todo ano nas apresentações na sede do município: “É maravilhoso estar aqui todos os anos, porque é muito importante para manter a tradição da festa, e também da cidade, e isso tem sido bastante fortalecido nos últimos anos”.

Araci - BA
Atualizado às 18h38
29°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 22°
30°

Sensação

27.1 km/h

Vento

51.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
conexxus_300x600_lateral
anuncie aqui
Municípios
Ver Planos
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio