Diversas famílias foram prestigiar as apresentações da Banda de Pífanos do povoado da Barreira, o reisado Boi Vermelho e o reisado Nossa Senhora da Conceição, que aconteceu na Praça da Conceição neste domingo (05).
A festa, promovida pela Secretaria de Educação e Cultura de Araci, acontece todo mês de janeiro, em homenagem aos reis magos que levaram os presentes para Jesus após o nascimento. Os festejos começam dia 24, no dia do natal.
Além das apresentações culturais, a população entrou no samba com a cantora feirense Maryzelia, que cantou sambas de roda antigos e outros sucessos atuais, como um resgate do ritmo na cultura. “O samba é uma ancestralidade, e a gente precisa passar isso adiante, e o reisado faz isso, conta essa nossa ancestralidade, e estar nessa programação, fortalecendo esse movimento, é só gratidão”, disse a cantora.
A estudante Letícia Mota aproveitou para relembrar sua história. Nascida em Araci, ela diz que todos os anos participava da festa, curtindo a folia atrás do boi que dançava e assustava as crianças, e vê nisso, a manutenção da tradição na cidade: “Vejo que isso é uma parte de Araci, e gostaria que mais famílias participassem, trazendo as crianças para brincar nessa festa, que eu participava desde meus cinco anos, e mesmo não correndo mais hoje em dia, ainda adoro estar presente à Festa de Reis”.
“É importante passar a cultura, levando para as novas gerações o significado dessa festa, da história dessa festa, e assim, a história da própria cidade”, disse o professor João Henrique, que entende que a tradição deve ser mantida até mesmo para continuar contando as histórias para as crianças e jovens que ainda não conheciam.
Participante da banda de pífanos do povoado da Barreira, Givanete Santana se sente orgulhosa de estar todo ano nas apresentações na sede do município: “É maravilhoso estar aqui todos os anos, porque é muito importante para manter a tradição da festa, e também da cidade, e isso tem sido bastante fortalecido nos últimos anos”.
Mín. 19° Máx. 29°